8 tendências principais do Salão do Móvel de Milão 2019

Categoria: Decoração, Design de interiores

A 58ª edição do Salão do Móvel Internacional, na Itália, apresentou lançamentos exclusivos de profissionais e marcas de diversos países.

Os lares se transformaram ao longo dos anos: novas formas de morar estão surgindo e, assim, o mobiliário doméstico é redesenhado anualmente, a fim de colaborar com os novos comportamentos e hábitos.

Tendência e moda na arquitetura é estar em sintonia com o agora e o amanhã, atendendo às necessidades do usuário. Essas tendências aplicam o belo, os hábitos e os costumes influenciados por latitudes e longitudes que se diferenciam em todo o mundo. Soma-se a isso a habilidade dos designers de expandir o olhar para além da estética e de compor ambientes com um conjunto de elementos: funcionalidade, tecnologia e beleza.

A 58ª edição do Salão do Móvel Internacional de Milão apresentou lançamentos exclusivos de profissionais e marcas de diversos países, em abril. Vimos uma gama de produtos que combinam qualidade, tecnologia e criatividade das principais empresas do setor.

O Manifesto do Salão do Móvel de 2018 selecionou palavras-chaves como inovação, flexibilidade, customização, personalização, elegância contemporânea, nova interpretação estética, luxo palpável, fabricação artesanal, multifuncionalidade, referências ao passado, aconchego, busca pela verdadeira essência, funcionalidade. Neste ano, o manifesto foi ampliado com uma palavra: “ingenuidade”.

A apresentação das grandes marcas do design mundial é sempre impecável: produtos de alta qualidade, inovação e criatividade oferecem aos visitantes o máximo que uma marca pode alcançar.

Desenho orgânico

Salao de milao interno 1-1

Tendência do desenho orgânico em móvel da Casual.
Mais uma vez, consolidaram-se as formas sinuosas e curvas, ao encontro com a flexibilidade.

Imperfeição

Salao de milao interno 2-2

 

Sofá da Casual ilustrando a imperfeição.
Mostrar a beleza da experiência e revelar que existe o belo no assimétrico e no inesperado.

Cores terrosas

Salao de milao Interno (1)

Cores terrosas em sofá da Poliform.
A predominância de cores em tons terrosos. Laranja, amarelo e ocre foram os mais aplicados.

Armários-vitrines

Salao de milao interno 4

Armário em vidro e metal da Poliform.
A revelação do que guardamos nos closets e nas cristaleiras expande a elegância contemporânea dos móveis domésticos.

Tramas artesanais

Peças com o DNA do feito à mão são importantes e trazem uma narrativa do passado. Presente em alguns lugares do planeta, o artesanato vem ao encontro do tema “busca pela verdadeira essência”.

Reedições

O design autoral defende a originalidade e representa a libertação mercadológica, que passa a ser uma determinação de tendência do seu tempo, permitindo sua reedição em qualquer momento.

Efeito cocoon

Salao de milao interno 5

Efeito cocoon, ilustrado pela Poliform.
A busca por repouso, lazer e segurança. É assim que se cria a imagem do efeito casulo.

Modulares e multiuso

Salao de milao interno 6

Modulares da Casual.
A apresentação de elementos versáteis e funcionais para atender ao uso doméstico e trazer facilidades para o cotidiano.

Fonte: TOPVIEW por Eliza Schuchovski