Urban Jungle – a decoração que virou febre no mundo

Se antes o cultivo de plantas em vasos dentro de casa era considerado “coisa de vó”, agora virou a última tendência.

Não há dúvidas de que viver em um local em harmonia com o meio ambiente e com muitas plantas só traz benefícios, seja pela qualidade do ar ou pela saúde mental de quem frequenta o ambiente. Se antes o cultivo de plantas em vasos dentro de casa era considerado “coisa de vó”, agora virou a última tendência, principalmente entre os jovens.

8 tendências principais do Salão do Móvel de Milão 2019

A 58ª edição do Salão do Móvel Internacional, na Itália, apresentou lançamentos exclusivos de profissionais e marcas de diversos países.

Os lares se transformaram ao longo dos anos: novas formas de morar estão surgindo e, assim, o mobiliário doméstico é redesenhado anualmente, a fim de colaborar com os novos comportamentos e hábitos.

Como deixar a casa segura para idosos

Você tem idosos na família? A população de pessoas da terceira idade vem aumentando consideravelmente no mundo todo. Cada vez mais há idosos morando sozinhos.

Com o tempo, as condições físicas dos idosos vão mudando, se fragilizando: a agilidade e os reflexos vão ficando mais lentos; a visão e a audição sofrem baixas importantes; a própria força física e o tônus muscular diminuem consideravelmente. Por isso, é fundamental repensar o lar do idoso, verificar a sua funcionalidade e minimizar riscos de acidentes.

A cidade sob o olhar feminino: como a arquitetura pode atender às demandas de gênero

O protagonismo das mulheres na construção do espaço público é um caminho para reafirmar a rua como um lugar de direito. No Parque da Juventude, em São Paulo, convidamos duas entendidas no assunto para falar a respeito.

Empresa desenvolve painéis solares que transformam a umidade do ar em água potável

Os novos painéis têm salvado vidas em regiões em situação de vulnerabilidade, onde a água para consumo é escassa.

Em algumas áreas do mundo, o simples ato de beber água traz grandes riscos à saúde. Na Jamaica, por exemplo, os casos de intoxicação por meio do líquido são comuns. Para solucionar esse problema, um hospital implantou uma fonte de água potável que coleta o líquido a partir da umidade do ar, por meio de painéis solares.

Tudo o que você precisa saber sobre envidraçamento de sacada

Está pensando em fechar a varanda com vidro e integrar o ambiente à sala?  Saiba que a técnica de fechamento com vidros vai além da estética ao trazer  proteção acústica e solar para apartamentos. Fechar a sacada geralmente é a escolha de quem deseja integrar o ambiente com a sala. Em imóveis compactos, por exemplo, essa integração traz a sensação de expansão do local. Outras vantagens são o controle do clima e a redução de ruídos externos.  Porém, para obter sucesso no resultado, é preciso prestar atenção em algumas escolhas, como os tipos de vidro, alguns detalhes técnicos e a manutenção do produto.

35ª Edição da Paralela Design

Aconteceu de 19 a 21 de fevereiro, recebendo mais de 50 expositores. A feira que aposta no design autoral e no artesanato contemporâneo. Com curadoria de Marisa Ota, o evento de três dias aconteceu no Pavilhão Oca Ibirapuera, em São Paulo, e  reuniu lançamentos de 58 expositores e uma programação de talks e ações direcionadas ao empreendedorismo.

Reaproveitamento de Materiais na Obra: Madeira

Reforma e construção não precisam ser sinônimos de descarte de materiais. Muitas coisas podem ser reutilizadas e agregadas à decoração do ambiente. Uma opção é reaproveitar a madeira que seria descartada.

Reutilizar madeira tem uma função importante: diminuir o volume de lixo nos aterros sanitários. Toda obra acaba gerando uma grande quantidade de resíduos e a madeira é um material que demora muito para se decompor. Se estiver pintada, o processo pode levar até 15 anos.

Como funciona a consultoria em design de interiores?

Você sabia que é possível contratar um arquiteto por um preço acessível, pagando por hora? Conheça a consultoria em design de interiores, forma de contratação de serviços de decoração de ambientes com escopo reduzido e preço fixo.

Sabe quando você olha para sua sala, seu quarto ou qualquer outro ambiente e pensa: “estou cansada dessa decoração, dessa cor, desses estofados…” ou “preciso arrumar mais espaço para mais armários sem parecer entulhado” ou ainda “está na hora de fazer umas mudanças no quarto do meu filho porque ele já não é mais uma criança”? Ou até simplesmente “quero uma ajuda para escolher móveis e revestimentos, e também saber quais as melhores lojas”.

Reciclar – palavra de ordem global

Como todos já sabem, o desperdício e o mau uso de materiais não cabem mais em nosso planeta. Também nas construções arquitetônicas, cada vez mais é preciso focar em soluções sustentáveis, planejar espaços inteligentes e criativos, para não exaurir nossos recursos naturais e atender a todos de forma correta, econômica, funcional sem, no entanto, deixar de primar pela beleza.