Tudo o que você precisa saber sobre envidraçamento de sacada

Categoria: Consultoria, Residencial

Está pensando em fechar a varanda com vidro e integrar o ambiente à sala?  Saiba que a técnica de fechamento com vidros vai além da estética ao trazer  proteção acústica e solar para apartamentos.

Fechar a sacada geralmente é a escolha de quem deseja integrar o ambiente com a sala. Em imóveis compactos, por exemplo, essa integração traz a sensação de expansão do local. Outras vantagens são o controle do clima e a redução de ruídos externos.  Porém, para obter sucesso no resultado, é preciso prestar atenção em algumas escolhas, como os tipos de vidro, alguns detalhes técnicos e a manutenção do produto.

Confira a seguir algumas dicas de especialistas sobre o assunto:

1.Evite erros

Claudio Mansur, fundador da Casa Mansur, conta que o erro mais comum de quem quer realizar o envidraçamento é não se atentar às travas de segurança nos painéis e nas roldanas, que devem ser reforçadas. Além disso, nos casos de imóveis em condomínio, é preciso verificar as especificações técnicas para seguir o padrão da fachada.

2.Preserve a vista

Para quem se preocupa em proteger a paisagem, a dica da arquiteta Fernanda Mendonça, da JMA Estudio, é investir no sistema de envidraçamento europeu. “Esse sistema recolhe totalmente as folhas em um dos cantos da sacada e possibilita a abertura total do vão”, conta.

Varandas envidracadas Interna

3.Tipos de vidro

Os vidros costumam variar entre laminado e temperado. No primeiro, a característica principal é que, em caso de quebra, os fragmentos ficam presos, oferecendo mais segurança. Já o segundo é mais resistente ao impacto frontal e, ao quebrar, seus fragmentos caem em pequenos pedaços.

“A escolha do vidro está atrelada ao projeto de cada sacada e condomínio pois, a altura do prédio assim como o pé-direito do ambiente muitas vezes influencia a escolha de qual vidro deve ser aplicado”, diz Mansur .

4.Escolha a cortina certa

Segundo o designer de interiores Fellipe Carrara, a escolha da cortina depende de qual é o seu objetivo no espaço. Para uma casa iluminada, a persiana é ideal, já que o controle de luz e calor são reguláveis. “Uma dica são as do tipo romana e rolo, que conseguem bloquear até 100% da luz externa se instalada com guias laterais e bandôs”, diz.

Já se o desejo for privacidade, a sugestão é investir em tecidos mais opacos. Esses podem controlar a visibilidade do cômodo visto de fora, criando um filtro entre o que quer ser mostrado ou não. Em relação às cores, as claras e neutras como cinza, nude ou palha combinam com qualquer tipo de decoração.

5.Manutenção

“Todo o sistema de envidraçamento de sacada deve ser mantido sempre limpo”, afirma Mansur. Nos vidros, a limpeza deve ser feita apenas com água e sabão neutro em um pano macio e seco para retirar qualquer possível resíduo.

Nos alumínios não é indicado utilizar nenhum produto para lubrificação. Já o uso do aspirador de pó é mais indicado para remoção de poeira e pequenas sujeiras. Além disso a manutenção do sistema deve ser realizada pelo menos uma vez por ano.

6.Piso

Piso de madeira é uma escolha arriscada para a varanda pois, mesmo quando bem colocado, alguns tipos de envidraçamento não garantem vedação de 100%, já que não possuem caixilho. “O mais recomendado é o uso de porcelanatos e pisos frios para o local”, diz a arquiteta. Porém, se o morador fizer questão da madeira, ele deve se atentar a melhor vedação.

Fonte: Casa e Jardim por Beatriz Lourenço com Stephanie Durante